terça-feira, 2 de novembro de 2010

Gnósticos, Gnosticismo e Auto-Realização



Por: God Anubys


Gnósticos: Foram assim chamados os seguidores desta busca que foi incentivada por Mestre Jesus, o Cristo. Os primeiros gnósticos foram os discípulos mais internos, próximos, avançados de Jesus também chamados Ophitas: Simão (o Mago), Madalena, João, Tiago, Mateus, Marta, Tomé, Filipe, Salomé. Entre os gnósticos havia a participação ativa e não discriminada de mulheres. Outros que seguiram essa linhagem de ensinamento: Cerintho, Paulo, Menander, Saturnilo, Silas/Silvanus, Priscila, Euphrates, Marcion, Basílides, Valentino, Carpócrates, Bardesanes, Monoimus, Cerdo, Theodotus/Panteno, Ptolomeu, Heracleon, Clemente, Mani.

Gnosticismo:Movimento que, utilizando-se dos ensinamentos mais avançados e internos de Mestre Jesus,o Cristo, através do uso dos Evangelhos (alguns considerados apócrifos) e escritos de seus discípulos, espalhou-se entre os séculos I a.C. e III d.C., especialmente pela Galiléia, Síria (Antioquia), Egito, Armênia e regiões da Grécia e Palestina. Havia uma ampla difusão destes textos (alguns secretos) naquelas regiões e essa visão de mundo era bastante disseminada. Possuíam uma linguagem técnica característica e ênfase na busca da sintonia interior com essa Gnosis, essa Sabedoria Divina, sem intermediários, um conhecimento do Divino por experiência própria.

Auto-Realização:

“Homo, gnoscete ipsum”
"Te advirto, quem quer que sejas,
Oh, tú! Que desejas sondar os Mistérios da Natureza.
Como esperas encontrar outras excelências,
Se ignoras as de tua própria casa?
Em ti, está oculto o tesouro dos tesouros.
Oh, homem! Conhece a Ti mesmo
E conhecerás o Universo e os Deuses"
(Templo de Apollo em Delfos)

Auto-realização, sendo definida (dentro da Gnosis) como "o desenvolvimento completo e harmonioso de todas as infinitas possibilidades no interior do ser humano". A importância da auto-realização consta da antiga advertência, colocada na entrada do oráculo de Delfos.

Auto-realização não é algo que se aprende em livros; alcança-se apenas pela experiência pessoal, que leva a um conhecimento profundo e superior do mundo e do homem, que dá sentido à vida humana, que a torna plena de significado porque permite o encontro do homem com sua Essência Eterna, maravilhosa e Crística, pela via do coração. É uma realidade vivente sempre ativa, que apenas é compreendida quando experimentada e vivenciada. Assim sendo jamais pode ser assimilada de forma abstrata, intelectual e discursiva.

"Mas, o Reino está dentro de vós, e também fora de vós. Se vos conhecerdes, sereis conhecidos e sabereis que sois filhos do Pai Vivo. Mas, se não vos conhecerdes, vivereis em pobreza, e vós mesmos sereis essa pobreza". Master Jesus, o Cristo - Evangelho Gnóstico de Tomé

O que toda religião deveria dar a seus seguidores é a percepção da Verdade, a experiência de Deus e não meros dogmas...O que Mestre Jesus, o Cristo percebeu, nós também devemos experimentar. Ele não ensinou que deveríamos adorá-lo como uma personalidade mas, sim, experimentar o que ele vivenciou em sua união com Deus. Isso só pode ser alcançado pela meditação e pela obediência às leis de Deus. Adorar a Jesus, porque é Jesus não basta.Temos que abraçar os ideais universais que pregou e lutar para sermos iguais a ele.

Nenhum comentário:

Postar um comentário