segunda-feira, 21 de março de 2011

Gnosticismo no filme Matrix

Acorde Neo

No começo do filme MATRIX, um “hacker” de computador, todo vestido de negro, conhecido como NEO, está caído adormecido em frente de seu computador. Uma mensagem misteriosa aparece na tela: "Acorde, Neo!"Neo lida com o problema de estar aprisionado num mundo "material", que é uma simulação de programa de computador, criada num futuro distante por uma Inteligência Artificial (IA), como símbolo da escravidão da humanidade pela perpetuação da ignorância em forma de uma percepção ilusória, chamada MATRIX. Em parte, o filme mostra sua última visão da realidade, fazendo alusões à inúmeras tradições religiosas que antecipam a idéia que o problema fundamental da humanidade é a ignorância, e a solução, é o conhecimento [gnose] ou o "despertar".O CRISTIANISMO GNÓSTICO é como um guia que ajuda aqueles aprisionados no limitado mundo da ilusão. A figura do Redentor Gnóstico, que de boa vontade desce ao mundo com a missão de compartilhar o conhecimento liberador [gnose], facilita a fuga para todos aqueles capazes de compreender. No filme, essa figura é NEO, cujo nome é um anagrama:

Neo = Eon = One
Novo - Vida-Eternidade - Primeiro

ELEMENTOS CRISTÃOS EM MATRIX

A maioria dos assistentes deste filme provavelmente reconhece facilmente a presença de alguns elementos cristãos, como o nome TRINITY ou a morte de NEO e sua ressurreição e ascensão quase no final do filme. De fato, abundam alusões cristãs e bíblicas, particularmente no que se referem aos nomes: APOC (Apocalipse); o nome de NEO como Mr. ANDER+SON (do grego ANDRAS = HOMEM + SON = FILHO, em inglês, que resultam em FILHO DO HOMEM); a nave chamada NABUCODONOSOR (o rei da Babilônia que no Livro de Daniel teve um enigmático sonho que precisa ser interpretado); e a última cidade humana remanescente, ZION (SIÃO), sinônimo, no judaísmo e no cristianismo, da Jerusalém Celestial.

Embora a presença de elementos individuais cristãos no filme seja clara, todo o sistema cristão apresentado no filme não é o tradicional, mas o ortodoxo. Mais ainda, os elementos cristãos do filme fazem maior sentido quando vistos dentro do contexto GNÓSTICO-CRISTÃO.O GNOSTICISMO foi e é um sistema religioso que floresceu por séculos no começo da Era Cristã e em muitas regiões do antigo mundo mediterrâneo, onde competiu fortemente com o cristianismo ortodoxo enquanto, em outras áreas, representava a única interpretação do cristianismo, como é sabido.Os GNÓSTICOS tiveram suas próprias escrituras, acessíveis a nós na forma dos Evangelhos de Nag Hammadi, a partir dos quais se pode ter uma idéia geral das crenças gnósticas.

Uma pequena citação desse Mito esclarece vários aspectos dentro de MATRIX.

No Mito Gnóstico, o Deus Supremo é totalmente perfeito, e, por isso, estranho e misterioso, "inefável", "inalcançável", "imensurável luz, pura, santa e imaculada"(Apócrifo de João).

Mais ainda: Para este Deus existem outros seres menos divinos no Pleroma (similar ao Paraíso, uma divisão desse universo que não é a Terra), que é dotado de um sexo metafórico masculino ou feminino.Pares desses seres são capazes de produzir descendência, que são, eles mesmos, emanações divinas perfeitas em si mesmas.(17)

O problema surge quando um EON ou Ser chamado SOPHIA (Sabedoria em grego), uma mulher, decide "levar adiante sua semelhança sem o consentimento do Espírito" - que gera uma descendência sem sua consorte (Apócrifo de João). A visão é a de que as mulheres oferecem a matéria na reprodução, e os homens, a forma. Por isso, o ato de Sophia produz uma descendência que é imperfeita ou até mesmo mal formada, e ela a afasta dos outros seres divinos do Pleroma, levando-a para outra região isolada do cosmos. Essas deformadas e ignorantes deidades, as vezes denominadas YALDABAOTH, equivocadamente acreditam ser o único Deus.


Yaldabaoth/Demiurgo = Arquiteto
Os gnósticos identificam Yaldabaoth/Demiurgo como o Deus Creador do Antigo Testamento, o qual decide crear os Arcontes (Anjos), o mundo material (Terra) e os seres humanos. Nas mentiras, o dilema humano. Somos pérolas no lodo, espíritos divinos aprisionados num corpo material e num mundo material . O Paraíso é nosso verdadeiro lar, mas estamos exilados do Pleroma.Felizmente, para o Gnóstico a salvação está disponível na forma de Gnose ou Conhecimento, dado pelo Redentor Gnóstico, que é o Cristo, a figura enviado pelo Altíssimo para libertar a espécie humana de Yaldabaoth. A Gnose envolve uma compreensão de nossa verdadeira origem e natureza, a metafísica realidade ainda desconhecida para nós, resultando na fuga gnóstica (da morte) da escravizante prisão material do mundo e do corpo para as regiões superiores do espírito. Contudo, para fazer esse ascenso, o Gnóstico precisa passar pelos Arcontes, que são ciumentos de sua luminosidade, espírito ou inteligência e que por isso tratam de dificultar sua jornada ascendente.

G.A

Um comentário: