quinta-feira, 13 de setembro de 2012

O ELEMENTO DO FOGO E A MUDANÇA



“No passado, tivemos a luz que cintilava; no presente, temos a luz que flameja; no futuro, haverá uma luz que brilhará sobre toda a terra e todo o mar.” – Winston Churchill

Aqueles que estão trabalhando para o futuro possuem algumas qualidades inatas que alimentam suas vidas. Para mencionar algumas dessas qualidades, podemos dizer que são: abrangência, cooperação, senso de responsabilidade, pureza de motivo, imaginação criativa, poder de encorajar outros e serviço altruísta. Essas qualidades são como o vento que enche nossas velas à medida que nos movemos através do oceano da vida.

Cada indivíduo tem que desenvolver cada faísca progressivamente e transformá-la, à sua própria maneira, para o nível seguinte de existência. Cada passo dado na direção do futuro é um fenômeno de desenvolvimento, transformação e manifestação do potencial interno existente na faísca. Essa faísca interna ou eu torna-se a chama interior, consome impurezas, descobre sua identidade e passa da escuridão à luz.

No início, no viagem é solitária. A faísca ígnea dentro de nós necessita de direção. O desejo de mudança necessita ser transmutado em aspiração e determinação. A mudança, ou a passagem de um estado a outro, demonstra a habilidade de transformar nossos hábitos através do uso da vontade ígnea. À medida que estas idéias são compreendidas pelo indivíduo, elas causam dois acontecimentos. Primeiro, inicia-se um período de derrubada e uma ruptura daquilo que é velho e que obstrui. Isto é seguido pelo segundo estágio, um brilhar claro de novas idéias. Estas idéias incorporam maiores princípios e constroem caminhos mais claros para o futuro na vida do aspirante. O primeiro estágio, o estágio da derrubada e ruptura, traz geralmente uma crise na vida da pessoa. Em cada crise está uma oportunidade. Somos confrontados com uma convergência um tanto complexa de todos os tipos de pensamentos, sentimentos, coisas que têm de ir-se. Neste momento, a hora da oportunidade esta sobre nós e temos de abandonar facetas impeditivas desnecessárias da natureza de nossa personalidade. É através deste estágio que podemos e devemos nos identificar com o grande todo e com o propósito da alma.

O sacrifício, ou o significado comum de sacrifício – renunciar a algo – pode ser visto de uma outra maneira. Podemos ver o sacrifício como o processo criativo de transformação espiritual onde o maior é substituído pelo menor. Ter esta visão, implicando tornar completo o sacrifício visto como processo criativo, reflete o sentido da raiz da palavra sacer que é “sagrado” ou “santo”. Assim, à medida que trilhamos o caminho, começamos a responder ao propósito e à visão do eu superior – a alma.

À medida que essa ligação ou contato torna-se mais estável e sua visão mais impulsionadora, sentimos o anseio de encarregarmo-nos da vida exterior de nossa personalidade. Nossa vontade torna-se ativada à medida que desenvolvemos uma determinação para mudar atitudes e valores em todas as áreas de relacionamento, de modo que entrem em harmonia com a visão mais elevada que podemos perceber. Esta compreensão e determinação são a essência do sacrifício como um processo transformador, elevando as vibrações mais baixas, por assim dizer, para as mais altas e unindo nossas experiências interiores e exteriores no serviço. Desta compreensão de uma vontade compassiva, aprendemos a aplicá-la em nossa vida através dos muitos sacrifícios com os quais as circunstâncias nos desafiam. É nestas circunstâncias que encontramos oportunidades de compartilhar, amar e agir de acordo com os impulsos de nossa alma. Os obstáculos da personalidade são transformados, e o potencial de servir torna-se maior.
A regeneração e a transformação podem ser um processo lento à medida que percorremos o caminho. A lentidão é devida à sua profundeza; cada minúscula etapa pode ser muito mais importante do que muitos de nós percebem.

De um ponto de vista físico ou médico, sabemos que uma mudança completa no sistema sanguíneo de um ser humano, purgando e regenerando completamente o corpo físico, leva cerca de sete anos. Então, talvez, possamos dizer que poderia levar algo como sete anos ou mais para regenerar a personalidade-alma, o espírito e o caráter de alguém.

É desta perspectiva que o sacrifício tem a ver com renunciar, Nós renunciamos de boa vontade a algo, porque é um processo mais profundo que traz o sagrado para dentro de nossas vidas e o manifesta. Cada contribuição que fazemos em serviço ajuda a nutrir a visão do bem maior. Cada sacrifício que fazemos para nos tornarmos mais fiéis à nossa visão espiritual é uma contribuição ao “fazer sagrado” da família humana. Albert Schweitzer disse “Nada de real valor jamais é realizado sem entusiasmo e auto-sacrifício.”

Elaine Ralston

Nenhum comentário:

Postar um comentário