domingo, 18 de novembro de 2012

UM INDESTRUTÍVEL ESTADO DE SER



“Quando voamos em um avião sobre as nuvens, 
nos damos conta de que o Sol está sempre brilhando, 
mesmo quando abaixo está nublado e chuvoso. 

Da mesma forma, quando paramos de nos agarrar 
à nossa identidade, nosso ego, começamos e ver 

que a não-existência (ou inexistência) de ego
é um estado de ser poderoso, real e indestrutível.

Compreendemos que, como o Sol, está é uma situação
contínua que não congela ou se esvai.
Este estado de ser é chamado de natureza vajra.”

Chogyam Trungpa, “Sacred Outlook”, em The Heart of the Buddha, página 137.

domingo, 4 de novembro de 2012

AS ORDENS



“Na criação, encontra a felicidade da vida 
e volta para o deserto vosso olhar. 

Inflamai-vos de amor pelo Cristo, 

enchei-vos de alegria.

Tendes asas de luz, e
Quando partis desta vida,
Me vereis uma vez mais.

Não vos rebaixeis.
Convoca a coragem para salvaguardar os mistérios.
Compreende o grande dom do amor ao Único Deus.

Trata de desenvolver o poder da visão interna,
para que possais perceber a futura unidade da humanidade.

A única salvação reside em voltar o espírito
para a luz da Verdade.

O grande dom do amor habita na única visão conferida
à alma intrépida. Tu, filha minha, que tens visto!

A arte pura é a expressão do espírito radiante.
Por meio da arte, obtereis a luz.”

“Folhas do Jardim de Morya”, Livro I - O Chamado, #2, 1924, Helena Roerich, F. C. Avatar, RJ
Ilustração: arte de Nicholas Roerich.

sexta-feira, 2 de novembro de 2012





"O curso do desenvolvimento do Universo está determinado pela interação da Vontade Divina com as vontades das Mônadas individuais associadas a um sistema em evolução. Talvez seja mais correto dizer que é o resultado desta interação. Nas primeiras etapas de evolução as Mônadas apenas são capazes de exercer uma influência insignificante neste drama universal, mas nas etapas mais adiantadas sua influ
ência é enorme. De fato, à medida que ascendemos na escala da evolução e se faz mais perfeita a fusão da consciência, tanto mais difícil é localizar a linha divisória entre a Vontade Divina e a vontade monádica. Será tão correto dizer que a Vontade Divina se expressa sem impedimentos por meio das Mônadas, como dizer que a vontade das Mônadas se tornou livre e autodeterminada. Isto é inevitável porque as Mônadas derivam da diferenciação dessa Realidade Única a que chamamos o Absoluto, e, portanto não pode haver diferença essencial entre as duas vontades."

Teosofia Brasil.

quinta-feira, 1 de novembro de 2012




Cada um de nós temos compromissos, em todas as esferas, e o desempenho de sua ação é refletir ao máximo a qualidade de que é um fator que depende da própria pessoa.

O.F.