segunda-feira, 26 de outubro de 2009




"Tu és belo no céu... oh! Sol vivo!


Quando te levantas a leste

enches todas as terras com tua beleza,

porque és belo, és grande e brilhas acima da Terra.


Teus raios beijam os povos e tuas criações.


Tu és deus e nos seduziste a todos.


Tu nos impuseste os liames de teu amor,

e, ainda que longe, teus raios atingem a Terra

e, ainda que alto, teus passos marcam o dia.


Dás alento e fazes viver tudo o que criaste;

quando a criança nasce lhe dás a palavra

e crias tudo o de que ela precisa para viver.


E para terminar tuas obras, criaste as estações:

o frio no inverno e o calor no verão.

Criaste o céu longe e alto para por ele subir

e observar tua criação.

Vives mergulhado no teu brilho fulgurante,


oh Sol! Que te levantas

e que desapareces para voltar.


Bendito sejas tu, que sobes no céu

e que fazes brilhar o horizonte !


Bendito sejas tu, DEUS sublime da paz !


Sol, quando te levantas no céu em todas as manhãs

em tua beleza incomparável acima da Terra,

beijas com amor todos os povos que criaste.


Tu és Deus, tu és Rá !


Estás longe, mas teus raios fertilizam o sulco do arado

e germinam as plantas depois que beijas a terra.

Tu nos deste o inverno refrescante

e o verão que nos traz o fruto e a vida.


E os camponeses, que colhem os alimento dos homens,

levantam as mãos para ti...

rezam quando te levantas, ao deixares o leito noturno."



Poema ao Sol - Amenófis IV

terça-feira, 20 de outubro de 2009

Pitágoras & Theano


Amor Paixão de Alma

O amor psíquico, o amor-paixão de alma, só entrou na literatura e nas consciências humanas há bem pouco tempo, mas já fazia parte dos ensinamentos filosóficos da Grécia antiga. Com efeito, na sua escola em Crótona, Pitágoras o ensinava às mulheres iniciadas, isto é, às que tinham atingido um alto nível de desenvolvimento místico. Ele lhes revelava a transfiguração do amor no casamento perfeito, que é a
penetração de duas almas no cerne da vida e da verdade", diz Édouard Schuré em “Os Grandes Iniciados". Se esse amor “de alma para alma" é exceção raríssima, sobre o qual a literatura pouco falou até o presente, é porque provém do segredo profundo dos místicos antigos.

“Quando dois seres conseguem se penetrar completamente, em corpo, alma e espírito, formam uma síntese do universo", explica Schuré. Assim, o homem que ama uma mulher com esse amor psíquico pode, “por sua vontade criativa, fecundar a alma da mulher amada e transformá-Ia", encarnando para ela o ideal do amor divino. E a mulher que ama um homem com o mesmo amor, envia-lhe sua imagem transfigurada pelo entusiasmo e se torna seu ideal”, pois o realiza pela força do amor em sua alma. Para ela, o amor “torna-se vivo e visível, faz-se carne e sangue. Pois, se o homem cria pelo desejo e pela vontade, a mulher gera física e espiritualmente, pelo amor".

Essa visão do papel espiritual da mulher no amor pode parecer um tanto "ultrapassada" nos dias de hoje. No entanto, apesar do fato de a sociedade atual querer fazer dela um duplo do homem, para melhor servir seus fins de produtividade e uniformização das tarefas, a mulher, “em seu papel de amante, esposa, companheira, mãe ou inspiradora, não é menos importante, e é mais divina ainda que o homem", prossegue Schuré.

Dentro de nossa sociedade de consumo, onde o amor sensual é um plano de carreira, as paixões profundas são ainda mais poderosas, já que são dificultadas pelas convenções mundanas e pelas instituições sociais. Daí os amores tempestuosos e as ruínas morais que são o apanágio dos dramas modernos. Ora,
só através da iniciação às grandes verdades é que o homem poderá encontrar Deus na mulher e a mulher, no homem, numa intensa busca do Divino dentro de si. "Quando a mulher e o homem tiverem encontrado a si mesmos e um ao outro, pelo amor profundo e pela iniciação, sua fusão será a força esplendorosa e criativa por excelência".

Pitágoras, o sábio de Samos, o iniciado aos mistérios antigos, o filósofo que ensinava o princípio dos Números e a evolução da alma e que desvendou muitos mistérios dos mundos visíveis e invisíveis, não conseguiu esquivar-se do amor profundo na maturidade. Eis a história, que resumimos, de um amor muito puro entre duas almas:

Entre as mulheres que seguiam o ensinamento de Pitágoras, havia uma de grande beleza, chamada Theano. Grave, reservada, fora buscar junto a esse grande mestre a explicação dos mistérios que ela amava estudar. Mas quando, à luz da verdade, sentiu sua alma se abrir “como a rosa mística de mil folhas, quando sentiu que essa eclosão vinha dele e de suas palavras, ela se enamorou silenciosamente por ele, com um entusiasmo sem limites e um amor apaixonado".

Pitágoras nada fizera para atrai-Ia, pois sua afeição pertencia a todos os seus discípulos. Ele pensava unicamente em sua escola, na Grécia, no futuro do mundo. "Como muitos dos grandes adeptos, ele renunciara às mulheres para se dar inteiro à sua obra. A magia de sua vontade, a influência espiritual sobre as muitas almas que tinha formado e que permaneciam ligadas a ele como a um pai adorado, o incenso místico de todos estes amores silenciosos que chegava até ele e o perfume extraordinário da simpatia humana que unia os irmãos pitagóricos - tudo isto fazia para ele as vezes de volúpia, felicidade e amor".

Mas um dia em que estava meditando sob uma árvore, viu aproximar-se dele Theano, grave e resoluta, com quem ele nunca havia conversado a sós. Ela se ajoelhou diante dele e, sem erguer a cabeça, suplicou que a libertasse "de um amor impossível e infeliz que consumia seu corpo e devorava sua alma. Pitágoras perguntou-lhe o nome do homem a quem ela amava. Após um longo momento de hesitação, ela confessou que era ele, mas que, disposta a tudo, se submeteria à sua vontade. Pitágoras não disse nada. Diante de seu silêncio, ela ergueu a cabeça e lançou-lhe um olhar suplicante de amor, "do qual escapava a seiva de uma vida e o perfume de uma alma oferecida em holocausto ao mestre".

"O sábio ficou abalado; os sentidos, ele sabia vencê-los; mas o brilho daquela alma havia penetrado a sua". Naquela mulher amadurecida pela paixão, transfigurada por uma dedicação absoluta, ele havia encontrado sua companheira e vislumbrado uma realização mais completa de sua obra. Ele a ergueu com um gesto comovido e ela pôde ler em seus olhos que seus destinos estavam unidos para sempre. Através de seu casamento com Theano, Pitágoras selou a realização de sua obra. A fusão de suas vidas foi completa.

A história diz ainda que Theano entrou tão completamente no pensamento de seu marido que, após sua morte, ela serviu de “centro” para a ordem pitagórica, e um autor grego cita sua opinião como sendo uma autoridade na doutrina dos Números. Ela deu à Pitágoras uma filha e dois filhos.
Theano é o modelo daquilo que há de mais divino no amor humano, pois, para poder "dar o melhor de si", é preciso primeiro esquecer-se de si.

“Quando a fusão é alta e nobre, o homem e a mulher que se unem encontram-se somente no fim de seu crescimento espiritual. Essa lei da união humana é a da união cósmica”, resume Teilhard de Chardin.

Osho



Livro: CORAGEM – O prazer de viver perigosamente

PREFÁCIO

Não chame de incerteza – chame de assombro.
Não chame de insegurança – chame de liberdade

Não estou aqui para dar a você um dogma –
o dogma faz com que se tenha certeza. Não estou aqui para dar a você nenhuma promessa para o futuro – nenhuma promessa para o futuro transmite segurança. Estou aqui simplesmente para deixá-lo alerta e consciente – isto é, para ficar aqui e agora, com toda a insegurança que existe na vida, com toda a incerteza que existe na vida, com todo o perigo que existe na vida.

Sei que você veio em busca de certeza, de algum doutrina, algum “ismo”, algum lugar ao qual pertencer, alguém em quem confiar. Você está aqui por causa do medo que sente.
Está procurando uma espécie de prisão bonita – de forma que possa viver sem nenhuma consciência.

Eu gostaria de fazer com que você se sentisse ainda mais inseguro, mais incerto – porque é assim que a vida é, é assim que Deus é. Quando há mais insegurança e mais perigo, o único jeito de reagir a isso é apelar para a consciência.

São duas as possibilidades. Ou você fecha os olhos e passa a ser dogmático, vira cristão, hindu, ou muçulmamo... e aí fica como se fosse um avetruz. Isso não muda a vida; é simplesmente fechar os olhos.
Simplesmente faz de você um estúpido, alguém sem inteligência. E nessa sua falta de inteligência, você se sente seguro – todo idiota se sente seguro. Na verdade, só os idiotas se sentem seguros. O homem que está verdadeiramente vivo sempre se sentirá inseguro. Que segurança pode existir?

A vida não é um processo mecânico; não pode ser predeterminada. Ela é um mistério imprevisível. Ninguém sabe o que acontecerá em seguida. Nem Deus, que você acha que mora em algum lugar no sétimo céu; nem mesmo ele – se estiver lá –, sabe o que vai acontecer!... porque, se ele sabe o que vai acontecer, então a vida é só tapeação, tudo é escrito de antemão. Como ele pode saber o que vai acontecer se o futuro está em aberto? Se Deus sabe o que vai acontecer daqui a pouco, então a vida é só um processo mecânico, morto. Então não existe liberdade, e como pode existir vida sem liberdade? Então não há possibilidade de crescer ou não crescer. Se tudo é predestinado, não existe glória nem grandeza. Você é apenas um robô.
Não, nada é seguro. Essa é minha mensagem. Nada pode ser seguro, porque uma vida segura seria pior do que a morte. Nada é certo. A vida é cheia de incertezas, cheia de surpresas – é aí que está a beleza dela! Você nunca chegará ao ponto em que poderá dizer, “Agora estou certo disso.”
Quando disser que está certo de alguma coisa, estará simplesmente declarando a própria morte; terá se suicidado.

A vida continua em marcha, com mil e uma incertezas. É aí que está a liberdade dela. Não chame a isso de insegurança.

Eu posso entender por que a mente chama a liberdade de “insegurança”... Você já ficou preso numa cela por alguns meses ou anos? Se já ficou numa cela por alguns anos, você sabe que, no dia de ser solto, o prisioneiro começa a sentir uma incerteza quanto ao futuro. Tudo era garantido na cela: tudo não passava de pura rotina. Ele tinha comida, tinha proteção, não tinha medo de ficar com fome no dia seguinte e de não haver comida – nada disso, tudo era certo. Agora, de repente, depois de muitos anos, o carcereiro vem e diza ele, “Agora você vai ser solto”. Ele começa a tremer. Fora dos muros da prisão, mais uma vez haverá incertezas; mais uma vez ele terá que buscar, procurar; mais uma vez terpa que viver em liberdade.

A liberdade dá medo. As pessoas falam sobre a liberdade, mas elas têm medo. E um homem não é homem ainda se ele tem medo da liberdade. Dou a você liberdade; não dou segurança. Dou a você entendimento; não dou conhecimento. O conhecimento lhe traz certezas. Se posso dar a você a fórmula, uma fórmula pronta, de que existe um Deus, existe um Espírito Santo e existe um filho bem-amado, Jesus; exise um inferno e um céu e existem boas ações e más ações; cometa um pecado e você irá para o inferno, pratique o que eu chamo de atos virtuosos e você irá para o céu – acabou! – então você tem certezas. É por isso que tantas pessoas optaram por ser cristãos, hindus, muçulmanos, jainistas – elas não querem liberdade, querem fórmulas fixas.

Um home estava morrendo – de repente, num acidente de estrada. Ninguém sabia que ele era judeu, então chamaram um padre, um padre católico. Ele se curvou bem próximo ao homem – e o homem estava morrendo, nos últimos estertores da morte – e disse:
- Você acredita na Trindade do Pai, do Filho e do Espírito Santoe em seu filho Jesus?
- Veja só! – respondeu o homem, abrindo os olhos – eu aqui morrendo e ele fazendo charadas!

Quando a morte bater à sua porta, todas as certezas serão simplesmente charadas e tolices. Não se apegue a nenhuma certeza. A vida é incerteza – sua própria natureza é incerta. E um homem inteligente nunca tem certeza de nada.

A própria disposição para permanecer na incerteza é coragem. A própria disposição para ficar na incerteza é confiança. A pessoa inteligente é aquela que está sempre alerta, não importa a situação –
e a enfrenta com todo o seu coração. Não que ela saiba o que vai acontecer, não que ela saiba, “Faça isso e acontecerá aquilo.” A vida não é uma ciência; não é uma cadeia de causas e efeitos. Aqueça a água a cem graus e ela evapora – isso é uma certeza. Mas na vida real, nada é certo como isso.

Cada pessoa é uma liberdade, uma liberdade desconhecida. É impossível predizer, impossível fazer conjecturas.
É preciso viver na consciência e no entendimento.

Você vem até mim em busca de conhecimento; quer fórmulas prontas para que possa se agarrar a elas. Eu não dou nenhuma. Na verdade, se você tiver alguma, eu a tiro de você! Pouco a pouco, destruo sua certeza; pouco a pouco, faço com que fique cada vez mais hesitante; pouco a pouco, deixo-o cada vez mais inseguro. Essa é a única coisa que tem de ser feita. Essa é a única coisa que um Mestre precisa fazer! – deixá-lo em total liberdade. Em total liberdade, com todas as possibilidades em aberto, com nada pré-fixado... você terá que ficar consciente – não existe outra possibilidade.

Isso é o que eu chamo de entendimento.
Se você entender isso, a insegurança passa a ser uma parte intrínseca da vida – e é bom que seja assim, porque faz da vida uma liberdade, faz da vida uma contínua surpresa. Nunca se sabe o que vai acontecer. Isso faz com que você viva em constante assombro. Não chame de incerteza – chame de assombro. Não chame de insegurança – chame de liberdade.


O QUE É CORAGEM?

De início, não existe muita diferença entre o covarde e o corajoso. A única diferença é que o covarde dá ouvidos aos seus medos e os segue, enquanto o corajoso os põe de lado e segue em frente. O corajoso enfrenta o desconhecido apesar de todos os medos.

Coragem significa enfrentar o desconhecido apesar de todos os medos.
Coragem não significa ausência de medo. A ausência de medo acontece se você passa a ser cada mais corajoso. Essa é a experiência máxima de coragem – a ausência de medo: é esse o sabor quando a coragem tornou-se absoluta. Mas, de início, não há muita diferença entre o covarde e o corajoso. A única diferença é que o covarde dá ouvidos aos seus medos e os segue, enquanto o corajoso os põe de lado e segue em frente. O corajoso enfrenta o desconhecido apesar de todos os medos. Ele conhece os medos, eles estão ali.

Quando você explora mares desconhecidos, como Colombo fez, o medo existe, um medo imenso, porque ninguém sabe o que vai acontecer. Você está deixando a praia da segurança. Você está perfeitamente bem, em certo sentido; só uma coisa está faltando – aventura. Enfrentar o desconhecido dá a você certa excitação. O coração começa a pulsar novamente; volta a se sentir vivo, totalmente vivo. Cada fibra do seu ser está vibrando porque você aceitou o desafio do desconhecido.

Aceitar o desafio do desconhecido, apesar de todo o medo, é coragem. Os medos estão ali, mas se você aceita o desafio várias vezes seguidas, devagarinho os medos desaparecem. A experiência de alegria que o desconhecido traz, o grande êxtase que começa a acontecer com o desconhecido, torna você forte o bastante, lhe dá uma certa integridade, aguça sua inteligência. Pela primeira vez, você começa a sentir que a vida não é só um tédio, mas uma aventura. Então devagar os medos desaparecem; e aí você não pára mais de ir atrás de uma aventura.

Mas, basicamente, coragem é pôr em risco o conhecido em favor do desconhecido, o familiar em favor do estranho, o confortável em favor do desconfortável – árdua peregrinação rumo a algum destino desconhecido. Nunca se sabe se você será capaz de fazer isso ou não. É um jogo arriscado, mas só os jogadores sabem o que é a vida.


O TAO DA CORAGEM

A vida não dá ouvidos à nossa lógica; ela segue à sua própria moda, imperturbável. Você tem de ouvir a vida; a vida não ouvirá a sua lógica, ela não se incomoda com ela.

Enquanto segue pela vida, o que você vê? Cai uma grande tempestade e árvores frondosas vêm abaixo. De acordo com Charles Darwin, elas deveriam sobreviver, pois são as mais qualificadas, as mais fortes, as mais poderosas. Olhem para uma árvore antiga, 90 metros de altura, 300 anos de idade. Só a presença da árvore já transmite força, um sentimento de força e poder. Milhões de raízes espalhadas dentro da terra, nas profundezas, e a árvore mantém-se firme em seu poder. Claro que a árvore luta – ela não quer sucumbir, se render – mas, depois da tempestade, ela caiu, está morta, não tem mais vida, e toda a força se foi.
A tempestade foi além da conta – as tempestades sempre são além da conta, porque a tempestade vem do todo e a árvore é a apenas um indivíduo.

Então há o mato e o capim – quando a tempestade cai, o capim cresce e a tempestade não pode causar nenhum dano a ele. No máximo pode lhe fazer uma boa limpeza, isso é tudo; toda a sujeira que se acumulara é levada. A tempestade lhe dá um bom banho e, quando se vai, o mato e o capim estão novamene dançando felizes. O capim quase não tem raízes, pode ser arrancado por uma criança pequena, mas a tempestade foi vencida. O que aconteceu?

O capim seguiu o caminho do Tao, o caminho de Lao-Tsé. E a árvore frondosa seguiu Charles Darwin. A árvore frondosa era muito lógica: tentou resistir, tentou mostrar sua força. Se você tentar mostrar sua força, será vencido. Todos os Hitlers, todos os Napoleões, todos os Alexandres são árvores frondosas, árvores fortes. Eles todos foram vencidos. Lao-Tsé é assim como o mato: ninguém pode vencê-lo porque ele está sempre pronto para se render. Como você pode vencer uma pessoa que se rende, que diz, “Já fui derrotado”, que diz, “Senhor, goze sua vitória, não há por que causar nenhum problema. Fui derrotado”. Até um Alexandre se sentiria fútil diante de um Lao-Tsé; ele não pode fazer nada.

É o seu medo que faz de você um escravo – é o seu medo. Quando você não tem medo, deixa de ser um escravo; na verdade, é o seu medo que o força a fazer os outros de escravos antes que eles possam escravizá-lo.

O homem que é destemido nem tem medo de ninguém, nem faz com que ninguém tenha medo dele. O medo desaparece totalmente.

sábado, 10 de outubro de 2009

O destino do coração


Os olhos foram feitos para ver coisas insólitas,
fez-se a alma para gozar da alegria e do prazer.
O coração foi destinado a embriagar-se
na beleza do amigo ou na aflição da ausência.

A meta do amor é voar até o firmamento,
a do intelecto, desvendar as leis e o mundo.

Para além das causas estão os mistérios, as maravilhas.

Os olhos ficarão cegos
quando virem que todas as coisas
são apenas meios para o saber.

O amante, difamado neste mundo
por uma centena de acusações,
receberá, no momento da união,
cem títulos e nomes.

Peregrinar nas areias do deserto
nos exige suportar
beber leite de camelo,
ser pilhados por beduínos.

Apaixonado, o peregrino beija a Pedra Negra
ansioso por sentir mais uma vez
o toque dos lábios do amigo
e degustar como antes o seu beijo.

Ó alma, não cunhes moedas com o ouro das palavras:
o buscador é aquele que vai
à própria mina de ouro.

poema de Mevlana Rummi

domingo, 4 de outubro de 2009

O Evangelho de Tomé





Eis as palavras ocultas ditas por Mestre Jesus, o vivo, e que Judas Tomé, o gêmeo, escreveu.


E ele disse:
Quem descobrir o significado interior destas palavras não provará a morte.”

Jesus disse:
“Aquele que busca continue buscando até encontrar. Quando encontrar, ele ficará perturbado. Ao se perturbar, ficará maravilhado e reinará sobre o Todo.”

Jesus disse:
“Se aqueles que vos guiam disserem, ‘Eis que o reino está no céu,’ então, os pássaros do céu vos precederam. Se vos disserem que está no mar, então, os peixes vos precederam. Pois bem, o reino está dentro de vós e também fora de vós. Quando conseguirdes conhecer a vós mesmos, então sereis conhecidos e sabereis que sois filhos do Pai vivo. Mas, se não vos conhecerdes, então estareis na pobreza e sereis essa pobreza.”

Jesus disse:
“O homem idoso não hesitará em perguntar a uma criancinha de sete dias sobre o lugar da vida, e ele viverá. Pois muitos dos primeiros serão os últimos e se tornarão um só.”

Jesus disse:
“Reconhece o que está diante de teus olhos, e o que estiver oculto te será desvelado. Pois não há nada oculto que não venha ser manifestado.”

Seus discípulos o interrogaram dizendo:
“Queres que jejuemos? Como devemos orar? Devemos dar esmolas? O que devemos observar em relação aos alimentos?”

Jesus disse:
“Não mintais e não façais aquilo que detestais, pois todas as coisas são desveladas aos olhos do céu. Pois não há nada escondido que não se torne manifesto e nada oculto que não seja desvelado.”

Jesus disse:
"Bem-aventurado o leão que se torna homem quando consumido pelo homem; infeliz do homem que o leão consome porque esse homem torna-se leão.”

E ele disse:
“O homem é como pescador sábio que lança sua rede ao mar e a retira cheia de pequenos peixes. Entre eles encontra um peixe grande e muito bom. Atira todos os peixinhos de volta ao mar e escolhe o peixe grande sem dificuldade. Quem tem ouvidos para ouvir, ouça.”

Jesus disse:
“Eis que o semeador saiu, encheu sua mão e semeou. Algumas sementes caíram na estrada; vieram os pássaros e as recolheram. Algumas caíram sobre rochas; não criaram raízes no solo e não produziram espigas. Outras caíram em meio a um espinheiro, que sufocou as sementes e os vermes as comeram. E outras caíram em solo fértil e produziram bons frutos; renderam sessenta por uma e cento e vinte por uma.”

Jesus disse:
“Eu lancei fogo sobre o mundo, e eis que estou cuidando dele até que queime.”

Jesus disse:
“Este céu passará e também aquele que está acima dele. Os mortos não estão vivos e os vivos não morrerão. Quando consumíeis o que estava morto, vós o tornáveis vivo. Quando estiverdes na luz, o que fareis? Quando éreis um, vos tornastes dois. Mas desde que vos tornastes dois, que haveis de fazer?”

Os discípulos disseram a Jesus: “Sabemos que tu nos deixarás. Quem será nosso líder?”

Jesus disse-lhes:
“No ponto onde estais, deveis vos dirigir a Tiago, o justo; ele está a par das coisas do céu e da terra.”

Jesus disse a seus discípulos:
“Comparem-me com alguém e digam-me com quem me assemelho.”

Simão Pedro disse-lhe: “Tu és semelhante a um anjo justo.”
Mateus lhe disse: “Tu te assemelhas a um filósofo sábio.”
Tomé lhe disse: “Mestre, minha boca é inteiramente incapaz de dizer com quem te assemelhas."

Jesus disse:
“Não sou teu Mestre. Porém tu bebeste e te embriagaste na fonte borbulhante que fiz jorrar.”
E, pegando-o, retirou-se e lhe disse três coisas.
Quando Tomé retornou a seus companheiros, estes lhe perguntaram: “O que te disse Jesus?”
Tomé respondeu: “Se eu vos disser uma só das coisas que ele me disse, apanhareis pedras e as atirareis em mim, e um fogo brotará das pedras e vos queimará.”

Jesus disse-lhes:
“Se jejuardes, gerareis pecado para vós; se orardes, sereis condenados; se derdes esmolas, corrompereis vossos espíritos. Quando entrardes em qualquer região e caminhardes por qualquer lugar, se fordes recebidos, comei o que vos for oferecido e curai os enfermos entre eles. Pois o que entra pela boca não vos torna impuro, mas o que sair de vossa boca – é isso que vos torna impuros.”

Jesus disse:
"Quando virdes alguém que não foi nascido de mulher, prostrai-vos com a face no chão e adorai-o: ele é vosso Pai.”

Jesus disse:
“Talvez os homens pensem que vim para trazer paz ao mundo. Não sabem que é discórdia que vim trazer à Terra: fogo, espada e guerra. Haverá cinco numa casa, três estarão contra dois e dois contra três: o pai contra o filho e o filho contra o pai. E eles permanecerão solitários.”

Jesus disse:
“Eu vos darei o que nenhum olho viu, o que nenhum ouvido ouviu, o que a mão jamais tocou e o que nunca ocorreu à mente do homem.”

Os discípulos perguntaram a Jesus:
“Dize-nos como será o nosso fim.”

Jesus disse:
“Haveis, então, descoberto o princípio, para que estejais procurando o fim? Pois onde estiver o princípio ali estará o fim. Feliz daquele que tomar seu lugar no princípio: ele conhecerá o fim e não provará a morte.”

Jesus disse:
Feliz o que já era antes de surgir. Se vos tornardes meus discípulos e ouvirdes minhas palavras, estas pedras estarão a vosso serviço. Com efeito, há cinco árvores para vós no Paraíso que permanecem inalteradas inverno e verão, e cujas folhas não caem. Aquele que as conhecer não provará a morte.”

Os discípulos disseram a Jesus:
“Dize-nos a que se assemelha o reino do céu.”

Ele lhes disse:
“Assemelha-se a uma semente de mostarda, a menor de todas as sementes. Mas, quando cai em terra cultivada, produz uma grande planta e torna-se um refúgio para as aves do céu.”

Maria disse a Jesus:
“Com quem se parecem teus discípulos?”

Ele disse:
“Eles se parecem com crianças que se instalaram num campo que não lhes pertence. Quando os donos do campo vierem, dirão: ‘Entregai nosso campo.’ Elas se despirão diante deles para que eles possam receber o campo de volta e para entregá-lo a eles. Por isso digo: se o dono da casa souber que virá um ladrão, começará a vigiar antes que ele chegue e não deixará que ele penetre na casa de seu domínio para levar seus bens. Vós, portanto, permanecei atentos contra o mundo. Armai-vos com todo poder para que os ladrões não consigam encontrar um caminho para chegar a vós, pois a dificuldade que temeis certamente ocorrerá. Que possa haver entre vós um homem prudente. Quando a safra estiver madura, ele virá rapidamente com sua foice em mãos para colhê-la. Quem tem ouvidos para ouvir, ouça.”

Jesus viu bebês sendo amamentados. Ele disse aos seus discípulos:
“Esses pequeninos que mamam são como aqueles que entram no Reino.” Eles lhe disseram: “Nós também, como crianças, entraremos no Reino?” Jesus lhes disse: “Quando de dois fizerdes um e quando fizerdes o interior como o exterior, o exterior como o interior, o acima como o embaixo e quando fizerdes o masculino e o feminino uma só coisa, de forma que o masculino não seja mais masculino nem o feminino seja mais feminino, e quando adaptardes olhos em lugar de um olho, uma mão em lugar de uma mão, um pé em lugar de um pé e uma imagem em lugar de uma imagem, então, entrareis (no Reino)”.

Jesus disse:
“Escolherei dentre vós, um entre mil e dois entre dez mil, e eles permanecerão como um só.”

Seus discípulos disseram-lhe:
“Mostra-nos o lugar onde estás, pois precisamos procurá-lo.”

Ele disse-lhes:
“Aquele que tem ouvidos, ouça! Há luz no interior do homem de luz e ele ilumina o mundo inteiro. Se ele não brilha, ele é escuridão.”

Jesus disse:
“Ama teu irmão como à tua alma, cuida dele como da pupila de teus olhos."

Jesus disse:
“Tu vês o cisco no olho de teu irmão, mas não vês a trave em teu próprio olho. Quando retirares a trave de teu olho, então verás claramente para retirar o cisco do olho de teu irmão.”

Jesus disse:
“Se não jejuardes com relação ao mundo, não encontrareis o Reino. Se não observardes o sábado como um sábado, não vereis o Pai.”

Jesus disse:
“Assumi meu lugar no mundo e revelei-me a eles na carne. Encontrei todos embriagados. Não encontrei nenhum sedento, e minha alma ficou aflita pelos filhos dos homens, porque estão cegos em seus corações e não têm visão. Pois vazios vieram ao mundo e vazios procuram deixar o mundo. Mas no momento eles estão embriagados. Quando superarem a embriaguez, então mudarão sua maneira de pensar.”

Jesus disse:
“Seria uma maravilha se a carne tivesse surgido por causa do espírito. Mas se o espírito tivesse surgido por causa do corpo seria a maior das maravilhas. Realmente estou surpreso como essa grande riqueza fez morada nessa pobreza.”

Jesus disse:
“Onde há três deuses, eles são deuses. Onde há dois ou um, estou com ele.”

Jesus disse:
“Nenhum profeta é aceito em sua cidade; nenhum médico cura aqueles que o conhecem.”
Jesus disse: “Uma cidade construída e fortificada sobre uma montanha elevada não pode cair nem pode ser escondida.”

Jesus disse:
“Proclamai sobre os telhados aquilo que ouvirdes com vosso ouvido. Pois ninguém acende uma lâmpada e coloca-a debaixo de um cesto, tampouco a coloca num lugar escondido, mas num candelabro, para que todos que venham a entrar e sair vejam sua luz.”

Jesus disse:
“Se um cego guia outro cego, ambos cairão no poço.”

Jesus disse:
“Não é possível que alguém entre na casa de um homem forte e a tome à força, a menos que lhe amarre as mãos; então será capaz de saquear sua casa.”

Jesus disse:
“Não vos preocupeis de manhã até a noite e de noite até amanhecer com o que vestireis.”

Seus discípulos disseram:
“Quando tu te revelarás a nós e quando te veremos?”

Jesus disse:
“Quando vos despirdes sem vos envergonhardes e tomardes vossas vestes e, colocando-as sobre vossos pés, pisardes sobre elas como criancinhas, então (vereis) o filho do vivo e não tereis medo.”

Jesus disse:
“Muitas vezes desejastes ouvir estas palavras que vos digo, e não tendes outro de quem ouvi-las. Dias virão em que me procurareis e não me encontrareis.”

Jesus disse:
“Os fariseus e os escribas tomaram as chaves da gnosis e a ocultaram. Eles não entraram nem deixaram entrar aqueles que queriam entrar. Vós, no entanto, sede sábios como as serpentes e mansos como as pombas.”

Jesus disse:
“Uma parreira foi plantada fora do Pai, porém, não sendo saudável, ela será arrancada pela raiz e destruída.”

Jesus disse:
“Quem tiver algo em sua mão receberá mais, e quem não tiver nada perderá até mesmo o pouco que tem.”

Jesus disse:
“Sede passantes.”

Seus discípulos disseram-lhe:
“Quem és tu para dizer-nos tais coisas?”

Jesus disse-lhes:
“Não percebeis quem sou eu pelo que vos digo, mas vos tornastes como os judeus! Com efeito, eles amam a árvore e odeiam seus frutos ou amam os frutos, mas odeiam a árvore.”

Jesus disse:
“Quem blasfemar contra o Pai será perdoado e quem blasfemar contra o Filho será perdoado, mas aquele que blasfemar contra o puro Espírito não será perdoado nem na terra nem no céu.”

Jesus disse:
“Não se colhem uvas dos espinheiros nem figos dos cardos, pois eles não dão frutos. O homem bom retira o bem do seu tesouro; o malvado retira o mal de seu tesouro malévolo, que está em seu coração, e diz coisas maldosas. Pois da abundância do coração ele retira coisas más.”

Jesus disse:
“Desde Adão até João, o Batista, dentre os que nasceram de mulher, não há ninguém superior a João, para que não abaixe os olhos [diante dele]. Mas eu digo, quem dentre vós se tornar uma criança conhecerá o Reino e se tornará superior a João.”

Jesus disse:
“Não é possível um homem montar dois cavalos ou retesar dois arcos, como é impossível que um servo sirva a dois senhores, pois ele honrará um e desprezará o outro. Ninguém bebe vinho velho e logo em seguida deseja beber vinho novo. E não se coloca vinho novo em odres velhos, para que não arrebentem; nem se coloca vinho velho em odres novos, para que não o estraguem. E não se cose pano velho em veste nova, porque ela poderia rasgar.”

Jesus disse:
“Se dois fazem a paz nesta casa, eles dirão a montanha: ‘Move-te!’ e ela se moverá.”

Jesus disse:
“Bem aventurados sois vós solitários e eleitos, pois encontrareis o Reino. De fato, dele viestes e para ele retornareis.”

Jesus disse:
“Se vos perguntarem: ‘De onde vindes?’ respondei: ‘Viemos da luz, do lugar onde a luz nasceu de si mesma, estabeleceu-se e tornou-se manifesta por meio de suas imagens’. Se vos perguntarem: ‘Quem sois vós?’ digam: ‘Somos seus filhos, os eleitos do Pai vivo’. Se vos perguntarem: ‘Qual é o sinal de vosso Pai em vós?’, digam a eles: ‘É movimento e repouso’.”

Seus discípulos disseram-lhe:
“Quando ocorrerá o repouso dos mortos e quando virá o novo mundo?”

Ele disse-lhes:
“Aquilo que esperais já chegou, mas vós não o reconheceis.”

Seus discípulos disseram-lhe: “Vinte e quatro profetas falaram em Israel e todos falaram de ti.”
Ele disse-lhes:
“Desconsiderastes aquele que vive em vossa presença e falastes dos mortos.”

Seus discípulos disseram-lhe:
“A circuncisão é benéfica ou não?”

Ele disse-lhes:
“Se ela fosse benéfica, seu pai os geraria já circuncidados de suas mães. Mas a verdadeira circuncisão, em espírito, tornou-se inteiramente proveitosa.”

Jesus disse:
“Bem-aventurados os pobres, pois vosso é o Reino do céu.”

Jesus disse:
“Aquele que não se desapegar (odiar) de seu pai e sua mãe não poderá se tornar meu discípulo. E quem não se desapegar de seus irmãos e irmãs e tomar sua cruz, como eu, não será digno de mim.”

Jesus disse:
“Aquele que conseguiu compreender o mundo encontrou (somente) um cadáver, e quem encontrou um cadáver o mundo não é digno dele.”

Jesus disse:
“O Reino do Pai é semelhante ao homem que tem [boa] semente. Seu inimigo veio durante a noite e semeou joio por cima da boa semente. O homem não deixou que arrancassem o joio, dizendo: ‘temo que acabeis arrancando o joio e também o trigo junto com ele. No dia da colheita as ervas daninhas estarão bem visíveis e serão, então, arrancadas e queimadas.”

Jesus disse:
“Bem-aventurado o homem que foi submetido à prova, porque ele encontrou a vida.”

Jesus disse:
“Prestai atenção ao vivo enquanto estais vivos, para que, ao morrerdes, não fiqueis procurando vê-lo sem conseguir.”

[Eles viram] um samaritano carregando um cordeiro a caminho da Judéia.

Ele perguntou a seus discípulos:
“Por que o homem está carregando o cordeiro?”
Eles disseram-lhe: “Para matá-lo e comê-lo.”

Ele disse-lhes:
“Enquanto o cordeiro estiver vivo, ele não o comerá, mas somente depois de matá-lo e torná-lo um cadáver.”

Eles disseram-lhe: “Ele não poderia fazer de outro modo.”

Ele disse-lhes:
“Vós, também, buscai um lugar para vós no repouso, a fim de que não vos torneis um cadáver e sejais devorados.”

Jesus disse:
“Dois repousarão sobre um leito: um morrerá, o outro viverá.”

Salomé disse:
“Quem és tu homem, que ... usavas a minha cama e comias à minha mesa?”

Jesus disse-lhe:
“Eu sou aquele que existe a partir do indivisível. Recebi algumas das coisas de meu pai.”

[ ... ] “Eu sou tua discípula.”
[ ... ] “Por isso digo que, se for destruído ficará repleto de luz, mas, se estiver dividido, ficará pleno de trevas.”

Jesus disse:
“Revelo meus mistérios aos [que são dignos de meus] mistérios. Que a tua mão esquerda não saiba o que faz a tua mão direita.”

Jesus disse:
“Um homem tinha uma grande fortuna. Ele disse: ‘Empregarei minha fortuna para semear, colher, plantar e encher meu celeiro com o fruto da colheita, para que não me venha a faltar nada’. Essas eram suas intenções, mas naquela mesma noite ele morreu. Aquele que tem ouvidos para ouvir, ouça.”

Jesus disse:
“Um homem ia receber seus convidados. Quando a ceia estava pronta, mandou seu servo chamá-los. O servo foi ao primeiro e disse-lhe: ‘Meu mestre te convida’. Ele respondeu: ‘Tenho dinheiro a receber de alguns comerciantes. Eles virão me procurar esta noite para que eu lhes dê minhas instruções. Apresento minhas desculpas por não ir à ceia. O servo foi até outro e disse: ‘Meu senhor está te convidando’. Este lhe disse: ‘Acabo de comprar uma casa e precisam de mim hoje. Não terei tempo’. O servo foi a outro e disse-lhe: ‘Meu senhor está te convidando’. Este respondeu: ‘Um amigo vai se casar e coube-me preparar o banquete. Não poderei ir à ceia, peço ser desculpado. O servo foi a outro ainda e disse-lhe: ‘Meu senhor está te convidando’. Este lhe disse: ‘Acabo de comprar uma fazenda e estou saindo para buscar o rendimento. Não poderei ir, por isso me desculpo’. O servo retornou e disse a seu senhor: ‘Os que convidaste para a ceia mandam pedir desculpas’. O senhor disse ao servo: ‘Vai lá fora pelos caminhos e traze os que encontrares para que possam ceiar. Os homens de negócios e mercadores não entrarão nos recintos de meu Pai’.”

Ele disse:
“Um homem de bem tinha uma vinha. Ele a arrendou a camponeses para que cuidassem dela e pagassem-lhe com uma parte da produção. Ele enviou seu servo para que os arrendatários entregassem-lhe o fruto da vinha. Eles pegaram seu servo e o espancaram, deixando-o à beira da morte. O servo voltou e contou a seu senhor o ocorrido. O senhor disse: ‘Talvez não o tenham reconhecido’. Ele enviou outro servo. Os camponeses também o espancaram. Então o proprietário enviou seu filho e disse: ‘Talvez eles tenham respeito por meu filho’. Como os camponeses sabiam que aquele era o herdeiro da vinha, pegaram-no e mataram-no. Quem tem ouvidos para ouvir, ouça.”

Jesus disse:
“Mostrai-me a pedra que os construtores rejeitaram; ela é a pedra angular.”

Jesus disse:
“Quem conhece o Todo, mas está privado de si mesmo, priva-se do Todo.”

Jesus disse:
“Bem-aventurados os que são odiados e perseguidos e não se encontrar o lugar onde foram perseguidos.”

Jesus disse:
“Bem-aventurados aqueles que foram perseguidos em seu interior. São eles que realmente conheceram o pai. Bem-aventurados os famintos, porque o ventre daquele que deseja será satisfeito.”

Jesus disse:
“Aquilo que tendes vos salvará se o manifestardes. Aquilo que não tendes em vosso interior vos matará se não o tiverdes dentro de vós.”

Jesus disse:
“Destruirei esta casa e ninguém será capaz de reconstruí-la [...]”
[Um homem disse-lhe]:
“Dize a meus irmãos para que partilhem os bens de meu pai comigo.”

Ele lhe disse:
“Ó, homem, quem me constituiu como partilhador?”
Voltando-se para seus discípulos, disse-lhes:
“Eu não sou um partilhador, sou?”

Jesus disse:
“A colheita é grande mas os operários são poucos. Portanto, rogai ao senhor para que envie operários para a colheita.”

Ele disse:
“Ó senhor, há muitas pessoas ao redor do bebedouro, mas não há nada na cisterna.”

Jesus disse:
“Muitos estão aguardando à porta, mas são os solitários (monachoi) que entrarão na câmara nupcial.”

“O Reino do pai é semelhante ao comerciante que tinha uma consignação de mercadorias e nelas descobriu uma pérola. Esse comerciante era astuto. Ele vendeu as mercadorias e adquiriu a pérola maravilhosa para si. Vós também deveis buscar esse tesouro indestrutível e duradouro, onde nenhuma traça pode devorar nem o verme destruir.”

Jesus disse:
“Eu sou a luz que está sobre todos. Eu sou o Todo. O Todo surgiu de mim e a mim o Todo retorna. Rachai um pedaço de madeira e lá eu estou. Levantai a pedra e lá me encontrareis.”

Jesus disse:
“Por que viestes ao deserto? Para ver um caniço agitado pelo vento? E para ver um homem vestido com roupas finas como vossos reis e homens importantes? Esses usam roupas finas, mas são incapazes de discernir a verdade.”

Uma mulher na multidão disse-lhe:
“Bem-aventurado o ventre que te portou e os seios que te nutriram.”

Ele disse-lhe:
“Bem-aventurados os que ouviram a palavra do Pai e que realmente a guardaram. Pois virão dias em que direis: Bem-aventurado o ventre que não concebeu e os seios que não amamentaram.”

Jesus disse:
“Aquele que reconheceu o mundo encontrou o corpo, mas aquele que encontrou o corpo o mundo não é digno dele.”

“Quem enriqueceu, torne-se rei, mas quem tem poder que possa renunciar a ele.”

Jesus disse:
“Quem está perto de mim está perto do fogo, e quem está longe de mim está longe do Reino.”

Jesus disse:
As imagens estão manifestas ao homem, mas a luz que há nelas permanece oculta na imagem da luz do Pai. Ele se tornará manifesto, mas sua imagem permanecerá velada por sua luz.”

Jesus disse:
Quando vedes vossa semelhança, vós vos rejubilais. Mas, quando virdes vossas imagens que surgiram antes de vós, e que não morrem nem se manifestam, quanto tereis de suportar!”

Jesus disse:
“Adão surgiu de um grande poder e de uma grande riqueza, mas ele não se tornou digno de vós. Pois, se tivesse sido digno, não teria experimentado a morte.”

Jesus disse:
“[As raposas têm suas tocas] e as aves têm seus ninhos, mas o filho do homem não tem nenhum lugar para reclinar sua cabeça e descansar.”

Jesus disse:
“Miserável do corpo que depende de um corpo e da alma que depende desses dois.”

Jesus disse:
“Os anjos e os profetas virão a vós e vos darão o que é vosso. E vós também, dai a eles as coisas que tendes e dizei a vós mesmos: ‘Quando virão tomar o que é deles?’”

Jesus disse:
“Por que lavais o exterior da taça? Não compreendeis que aquele que fez o interior é o mesmo que fez o exterior?”

Jesus disse:
“Vinde a mim, pois meu jugo é fácil e meu domínio é suave, e encontrareis repouso para vós.”

Eles disseram-lhe:
“Dize-nos quem tu és, para que possamos acreditar em ti.”

Ele disse-lhes:
“Vós examinais a face do céu e da terra, mas não reconheceis aquele que está diante de vós, nem sabeis apreciar este momento.”

Jesus disse:
“Buscai e encontrareis. No entanto, aquilo que me perguntastes anteriormente e que não vos respondi então, agora desejo vos dizer mas vós não me perguntais sobre aquilo.”

Jesus disse:
“Não deis aos cães o que é sagrado, para que eles não o joguem no lixo. Não atireis pérolas aos porcos, para que eles ...”

Jesus disse:
“Quem busca, encontrará, e [quem bate] terá permissão para entrar.”

Jesus disse:
“Se tendes dinheiro, não o empresteis a juro, mas dai-o àquele de quem não o recebereis de volta.”

Jesus disse:
“O Reino do Pai é como [uma certa] mulher. Ela tomou um pouco de fermento, [escondeu-o] na massa, e fez com ela grandes pães. Quem tem ouvidos para ouvir, ouça!”

Jesus disse:
“O Reino do Pai é como uma certa mulher que estava carregando um cântaro cheio de farinha. Enquanto estava caminhando pela longa estrada, a alça do cântaro partiu-se e a farinha foi caindo pelo caminho atrás dela. Ela não se deu conta, pois não tinha percebido o acidente. Quando chegou em casa, colocou o cântaro no chão e percebeu que ele estava vazio.”

Jesus disse:
“O Reino do Pai é como um certo homem que queria matar uma personagem poderosa. Em sua própria casa ele desembainhou a espada e enfiou-a na parede para saber se sua mão poderia realizar a tarefa. Então ele matou a personagem poderosa.”

Os discípulos disseram-lhe:
“Teus irmãos e tua mãe estão aguardando lá fora.”

Ele disse-lhes:
“Estes que estão aqui que fazem a vontade de meu Pai são meus irmãos e minha mãe. São eles que entrarão no Reino de meu Pai.”

Eles mostraram a Jesus uma moeda de ouro e disseram-lhe:
“Os homens de César exigem-nos tributos.”

Ele disse-lhes:
“Dai a César o que é de César, dai a Deus o que é de Deus e dai a mim o que é meu.”

Jesus disse:
“Quem não se desapega de seu [pai] e sua mãe como eu não pode se tornar meu [discípulo]. E quem não ama seu [pai e] sua mãe como eu não pode se tornar meu [discípulo]. Porque minha mãe [gerou-me], mas [minha] verdadeira [mãe] me deu a Vida.”

Jesus disse:
“Ai dos fariseus, porque eles são como um cão dormindo na manjedoura dos bois, não come nem deixa que os bois comam.”

Jesus disse:
“Feliz do homem que sabe por onde os ladrões vão entrar, porque dessa forma [ele] pode se levantar, passar em revista seu domínio e armar-se antes deles invadirem.”

Eles disseram a Jesus:
“Vem, vamos orar e jejuar hoje.”

Jesus disse:
“Qual foi o pecado que cometi ou em que fui vencido? Porém, quando o noivo deixar a câmara nupcial, então que eles jejuem e orem.”

Jesus disse:
“Quem conhece o pai e a mãe será chamado filho de prostituta?”

Jesus disse:
“Quando fizerdes de dois, um, vos tornareis filhos do homem, e quando disserdes: ‘Montanha, move-te!’, ela se moverá.”

Jesus disse:
“O Reino é como um pastor que tinha cem ovelhas. Uma delas, a maior, extraviou-se. Ele deixou as noventa e nove e foi procurá-la, até encontrá-la. Depois de ter passado por toda essa provação, disse à ovelha: ‘Eu te quero mais do que as noventa e nove’.”

Jesus disse:
“Quem beber de minha boca se tornará como eu. Eu mesmo me tornarei ele e as coisas que estão ocultas lhe serão reveladas.”

Jesus disse:
“O Reino é como um homem que tinha um tesouro [escondido] em seu campo sem saber. Após sua morte, deixou o campo para seu [filho]. O filho não sabia [a respeito do tesouro]. Ele herdou o campo e o vendeu. O comprador ao arar o campo encontrou o tesouro. Começou então a emprestar dinheiro a juros a quem queria.”

Jesus disse:
Quem encontrou o mundo e tornou-se rico, que renuncie ao mundo.”

Jesus disse:
“Os céus e a terra se dobrarão diante de vós. E aquele que vive do Vivo não conhecerá a morte.

Jesus não disse:
Quem se encontra é superior ao mundo’?”

Jesus disse:
“Ai da carne que depende da alma; ai da alma que depende da carne.”

Seus discípulos disseram-lhe:
“Quando virá o Reino?”

Jesus disse:
“Ele não virá porque é esperado. Não é uma questão de dizer: ‘eis que ele está aqui’ ou ‘eis que está ali’. Na verdade, o Reino do Pai está espalhado pela terra e os homens não o vêem.”